Pois é, estive em retiro no Pinhão com duas grandes amigas. O objectivo era retemperar forças, este foi mais que superado!!!
Na chegada fomos conhecer as instalações onde íamos ficar alojadas, lá tinha imaginado como seria, já que foi a casa muito simpaticamente cedida por um amigo, casa essa que tinha sido a casa dos seus avós, contava portanto com uma coisa pequenina, aconchegante, com divisões minúsculas, já que era o habitual no início do séc.XX. Qual a nossa surpresa quando damos com um casarão enoooooorme, 4 quartos, duas salas, casas suplentes, sim, casas suplentes, porque na que ficamos era apenas a casa principal! Uma casa antiga e a precisar de obras, mas onde muito rapidamente nos sentimos habituadas e em casa.
Na noite da nossa chegada estivemos na conversa até às 7.30h da manhã, um pormenos importantíssimo sem televisão!!! O pormenor mais curioso foi termos encontrado nas prateleiras montes de livros antigos, alguns de contos tradicionais portugueses e foi nesses que nos focamos... À vez, e à volta do livro lemos contos, ou seja, ficamos ali a ler e a ouvir contos e aconversar muuuuito.
Depois de poucas horas de sono lá decidimos ir ver o meio e as paisagens onde estávamos inseridas, já que a casa, embora mesmo junto ao rio e com vista para as montanhas era mesmo no centro da Vila... Foi nessa altura que basicamente ficamos pasmadas!!! Rapidamente percebemos porque é que o Alto Douro é Património da Humanidade, classificado pela UNESCO.
Kilómetros e kilómetros de vinha, montanhas que nos fazem sentir minúsculas, aldeias pequeninas no meio do nada, cheias de pontos peculiares, recantos fantásticos, pessoas com camisolas na cabeça sentadas nos parapeitos das portas, cerejeiras espalhadas por toda a parte!!Claro que ficamos a conhecer melhor a vila, melhor as pessoas da região e melhor ainda, os petiscos da região, desde os licores, os vinhos, as cerejas, e os enchidos hummm. Rapidamente me habituava a aquela vida!!
Podia aqui estar simplesmente todo o dia a escrever sobre as maravilhas do alto Douro, sobre a fauna e a flora que tivemos oportunidade de ver, sobre aquelas gentes que têm uma simpatia que chega a ser desconcertante de tão surpreendidas que ficamos, posso, a título de conclusão dizer que foram una dias FANTÁSTICOS!!!!
Aconselho e tenciono repetir :)
Olá,
ResponderEliminarnesta noite a navegar na rede mundial, vim dar ao teu blog, porquê?
PINHÃO, essa minha linda terra natal, que saudade, e só regressei de lá faz poucos dias, depois de 3 semanas, bem passadas, de férias. Sinto muito lisonjeado ler elogios ao meu habitat. Obrigada.
Parabéns pelo teu blog.
Filipe
do Pinhão, mas em Lisboa por motivos profissionais.