domingo, 26 de abril de 2009

O sabor do desconhecido


Hoje tive uma conversa simpática com um novo bom amigo sobre o que esperar do futuro, sobre o poder e querer saber onde as nossas acções nos levam.

Isto pôs-me a pensar que a vida não teria metade da piada se soubessemos de antemão o que o futuro nos reserva. Gostaria de saber o que estarei a fazer e onde estarei daqui a um ano ou dois? Honestamente, acho que não, acho que o trajecto perdia metade da graça porque já não caminhava para o desconhecido, seria a mesma coisa que ler um livro ou ver um filme e já saber o seu final, perde-se o factor surpresa, aquele que tanto nos faz vibrar.

Os objectivos não o são por si só, assim como apenas as metas não me satisfazem. O trajecto pode (e deve) ser tão gratificante e enriquecedor como o seu fim. Sou uma mulher que se satisfaz e é feliz com coisas muito simples, provavelmente por isso não me concentro apenas no grande bolo, mas acho honestamente que, assim chego ao fim do dia e espremo mais sumo da vida.

Estou deliciada a viver este momento e não aquele que ainda não vivi...

4 comentários:

  1. Saber o que o futuro nos reserva não seria mau de todo até porque assim poderiamos tentar conseguir aquilo que o futuro,inicialmente, não nos reservava mas, no geral, tenho que concordar com a Anita e na gratificação que a vivência desconhecida nos proporciona. No entanto, preocuparmo-nos com o que os nossos actos irão provocar, tanto no nosso futuro como no futuro dos outros implicados, é nosso dever e devemos ser conscientes quanto às consequências que estes terão. Preocuparmo-nos com as suas implicações é sinal que valorizamos aquilo que podemos perder no caso dos actos serem cometidos erradamente.
    Em relação ao grande bolo(risos), esse é aquele que me motiva ao longo das caminhadas mas nunca me esqueço de viver o percurso ao máximo de forma a disfrutar de tudo aquilo que a experiência me proporciona.
    Dito isto, vamos então viver cada momento deliciosamente e esperançados que haja folgo para para muitas caminhadas.

    ResponderEliminar
  2. Coloquei aqui porque era o blog mais recente :D

    Virei sempre que possivel ver os updates por que como diz o texto e muito mais saboroso ter a supresa do desconhecido, mesmo que seja um choque como quando tive conhecimento do que se passava contigo...

    Rui (o de Almada)

    ResponderEliminar
  3. Se soubessemos o amanhã iriamos querer mudá-lo... na mudança iriamos criar um novo futuro, se criamos um novo futuro buscamos algo novo, se buscamos algo novo somos felizes, pois amanha será sempre algo novo.

    Beijos no coração, do intruso amigo da graça!

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida... a maior piada é não saber o que aí vem... porque assim permite-nos angustiarmo-nos, ter esperança, desesperar e errar...
    E também ser surpreendido, ser feliz como se não houvesse amanhã, enfim... viver!

    ResponderEliminar