terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sociedade Machista?



Por vezes, e no meu mundo gosto de acreditar que a diferença entre homens e mulheres já não é assim tão evidente como eventualmente seria há uns anitos (não muito distantes) atrás. Por isso o outro dia observar o que se passava nos carros que passavam ao lado do meu, na fila da portagem foi muito curioso.

Vinhamos eu e a S. de Famalicão no Domingo à noite, e deparamo-nos com uma fila enorme à entrada do Porto, que fazer? Divertirmo-nos a olhar para as figuras da maltinha dos carros que nos passavam ao lado, após umas piadolas começo a notar algo de comum nos carros das famílias e dos casalinhos, TODOS e repito todos tinham uma ocupação de espaço similar dentro das ditas viaturas.

Homens à frente, mulheres atrás, não encontrei um único com posições mistas ou com posições inversas e aí caiu a questão. Será este um sinal de que a sociedade machista ainda prevalece? Eu acho que sim, no meu círculo de amigos e conhecidos, ou mesmo família isto não acontece, vai tudo à molhada independentemente do género, mas pareceu-me que isto é que é incomum, a avaliar pelo que vi.

Acho que, embora que dissimulado, não só nestas situação, mas como noutras comuns do dia-a-dia este machismo ainda prevalece e se faz sentir, pelo menos em terras nortenhas e confesso, fico com os azeites! É o reflexo de uma sociedade ainda atrasada no seu tempo, onde as mulheres continuam a ser penalizadas, julgadas e dimunuídas em situações corriqueiras, nas quais se fossem homens era uma outra história. Quem é mulher e mora cá em cima sabe ao que me refiro concerteza.

Sem comentários:

Enviar um comentário