quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Honestidade


A honestidade é um conceito quase universal, conseguimos percebe-lo nos outros de uma forma quase inata, quase que o absorvemos e percebemos se ele está lá ou não. E sim, obviamente que considero a honestidade um valor fundamental, um pilar nos relacionamentos inter-pessoais.


Mas e de um ponto de vista intra-pessoal? Por vezes questiono-me até que ponto serei honesta comigo mesma, com os meus desejos, com as minhas necessidades, com os meus sonhos. Hoje questiono-me se às vezes não penso em objectivos a médio longo prazo apenas para não ter de lutar por eles, para não correr sequer o risco de me desiludir a mim mesma, sim, sim, porque eu lido muito mal com isto do falhar, apenas me proponho um objectivo se lá no fundo acho que o vou cumprir , se considerar que me vou perder pelo caminho, nem sequer considero a possibilidade de trabalhar por ele, claro que trilho objectivos ousados, claro que sou extremamente determinada e luto pelas coisas, mas sempre em cima do meu confortável "Sei que sou capaz".


E o que deixo ficar quase que de uma forma consciente pelo caminho? Não deveria eu colocar-me a mim mesma aquela banal pergunta do onde estarás daqui a 5 anos? Seeze de day, Carpe diem, tudo muito bonito, o dia de hoje é um dia feliz, disso tenho a certeza, mas e daqui a 5 anos? Devo de facto olhar para a frente? Vale a pena fazê-lo? Nem sei se sou suficientemente honesta comigo para saber ao certo onde quero estar, e acho que essa falta de honestidade é uma defesa pessoal para não me fazer desejar o que acho que não posso ter.

Pois não sei, creio que esta será o pensamento dos próximos dias, e tentarei contraraiar-me e ser honesta comigo (ou não, claro!)


2 comentários:

  1. Ai Ana... já me deixei disso... fazer planos a longo prazo é muito bonito, mas depois vêm os imprevistos e às vezes impossibilitam o que se tinha planeado.
    Claro que não consigo viver como se não houvesse amanhã... tenho que pensar nas contas, na Kuka, no gajo.. mas tento não me prender demasiado a detalhes pois são esses que nos moiem o juízo!

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  2. "Nós somos feitos do tecido de que são feitos os Sonhos"

    Willian Shakespeare

    ResponderEliminar