quinta-feira, 21 de maio de 2009

Filmes vistos

Estes dois dias passados vi dois filmes, tenho de diversificar no meu excesso de tempo, certo?

Pois bem, os filmes seleccionados foram "Austrália" e "Anjos e demónios", por esta ordem, e reforço o facto de ter sido por esta ordem, porque preferia de longe que fosse ao contrário, já que sou das muitas pessoas que prefere deixar o melhor para o fim!!


Austrália, fica a apetecer apanhar um avião e voar directo para lá, terra inóspita mas estupidamente bela, começa logo por aí a beleza do filme. Sim sim, é um romance como muitos outros, mas facilmente nos apaixonamos pela história, pela paixão dos intervenientes por um objectivo comum, o início do filme tem até um cheirinho a comédia.
Trata sobre a "geração roubada" num período de pré- 2ª guerra mundial, onde as crianças mestiças eram institucionalizadas para as tornar mais europeias, a criança que representa o Nullah (Bryan Brown), um aborígena australiano que não é preto nem é branco, não é de lado nenhum, é simplesmente brilhante, facilmente nos apaixonamos por ele. Mágico!

Em resumo, porque não quero mais que deixar curiosidade, a Nicole Kidman está muito, muito bem para o papel, já que representa uma aristocrata no princípio do século, e quem melhor que a esticadinha para o fazer? O Hugh Jackman, brilhante no paper de Drover, sim, sim, ele guia gado por aqueles desertos sem fim à vista, macho, viril, forte, protector, mas deliciosamente ternurento e sensível, não imagino ninguém melhor para o fazer como ele, e o sotaque Australiano (para quem não sabe ele é mesmo australiano) dá-lhe o toque final. Perfeito!

Quem me conhece, sabe que não preciso muito para verter umas lágrimas nestas lides cinematográficas, este filme não foi excepção, mas só porque no fundo, bem no fundo, sou uma romântica, e esperava pelo final perfeito, que até acabou por ser, tinha de ser este e mais nenhum, mas eu esperava o melhor, como sempre!



Em relação ao "Anjos e Demónios", não me vou estender tanto, quem viu o Código da Vinci, deve, à semelhança dos livros, aguardar por resultados bem similares, tal como aconteceu com o escritor Dan Brown, no cinema espelhou-se o mesmo resultado, mais do mesmo e quase uma repetição do anterior, não deixa de ser bom entertenimento, não deixamos de ao longo do filme, pormo-nos a adivinhar quem será o vilão, mas nada mais que isso.


Ok, o filme tem uma boa fotografia, o Tom Hanks tem uma representação não brilhante, mas agradável de assistir, as igrejas e as praças do Vaticano dão também cenários excelentes e a crítica à manipulação que a Igreja faz à história ou à informação que deixa sair para o mundo, dá-me sempre um particular prazer, mas como disse antes. Mais do mesmo.


Amigo C. espero ansiosamente pela tua opinião do "Austrália" :)
I'm gonna sing you to me!

2 comentários:

  1. Respondendo à tua espera ansiosa, o que te posso dizer acerca do filme "Australia". Excelente fotografia que consequentemente traz boa publicidade aquele país que todos conhecem por "Sidney e pouco mais"; muito boa interpretação do "Dover", aceitável interpretação da parte da Nicole Kidmam mas grande, grande papel o do pequeno "Nullah" que nos agarra a ver o filme até ao fim imaginando o que o futuro lhe reserva(e bem precisava de ser assim porque o filme é um pouco extenso demais!). Chorar?!Não iria tão longe mas comovente realmente torna-se conforme o fim se vai aproximando. Resumindo, o filme vale por nos dar a conhecer a realidade da "geração roubada" e mostrar-nos quantas crianças não terão passado horrores sem ter encontrado o final feliz do "Nullah"!
    "Anjos e demónios" valeu pela companhia, de resto, é um filme razoável!

    ResponderEliminar
  2. Sobre o Australia...
    Menos 1 hora de filme e era muito melhor!

    Anjos e Demónios...
    Que filmezinho chunga!

    ResponderEliminar