sábado, 9 de maio de 2009

Segurança Social


Pois é, ontem fui chamada às instalações da Segurança Social de forma a confirmar se o período de baixa não é uma fraude, é a chamada junta médica. Lá me fiz acompanhar de toda a papelada associada ao meu processo, cartas do médico A para o B, análises, exames, enfim toda aquela parafernália que pelos vistos prova a minha doença.


Ás 15.00h lá estava eu na Av. Marechal Gomes da Costa para a marcação às (e vejam a precisão) 15.32h! Cheguei às ditas instalações e honestamente... Fiquei de boca aberta com a quantidade de pessoas que supostamente estão de baixa!!! As instalações são feias, escuras; as pessoas, mais que muitas, o cheiro característico às multidões... Enfim, nada que queira repetir.


Entrada no consultório e a coisa deve ter durado, se tanto, um par de minutos, duas médicas (com cara de que já estão mesmo cansadas de ali estar) que olharam para mim e apenas perguntam:


M1 - Foi operada? (lá olharam logo para a cicatriz)

Eu - Sim, carcinoma papilar - Digo eu enquanto lhes dou a documentação para a mão.

M1 - Ficou uma cicatriz muito bonita, onde trabalha? - pergunta uma enquanto a M2 começa a vasculhar os papéis.

Eu - Nestlé Nespresso

M1 - Ai trabalha na Nespresso? - diz ela e finalmente esboça um sorriso - tenho uma reclamação a fazer!

Eu - Ehehe faça as encomendas a partir do clube, não precisa de ir para filas de espera - Digo eu, quase interrompendo-a.

M2 -Quanto tempo mais vai estar de baixa?

Eu - Não sei, sendo que esta semana deixo a medicação, dia 25 faço o cintilograma e a radio logo de seguida , mas não sou eu que devo saber isso, certo?

M1 - Pois, mais 32 dias pelo menos...

M2 - Adeus boa tarde e boa sorte!

M1 - Boa tarde!

Eu - Boa tarde e obrigada - digo eu enquanto lhes estendo a mão, e elas retribuem com ar de admiradas, lá não deve ser habitual aparecer gente bem educada!!


E foi isto apenas, depois de mais de 1h de espera!!!


Mas após esta experiência fiquei com a impressão clara de que, se tanta gente está doente (ou a fazer por isso), outra tanta desempregada, mais uns quantos com o rendimento de inserção social, mais os idosos, mais as crianças!!! Sobram poucos e coitados dos que sobram. É de facto cada vez mais reduzido o número de pessoas que estão responsáveis por manter viável o nosso sistema de segurança social. Até quando...


******


Ahhhh e também percebo porque é que o Norteshopping está tão cheio independentemente dia e hora, há mesmo muita gente a não trabalhar!!! Força aí colegas!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário